sábado, 24 de abril de 2010

Se Deus criou tudo quem criou Deus?

Se Deus criou tudo quem criou Deus?

O que Deus fazia antes de criar tudo?

Antes de existir o mundo existia nada? Mas o que é nada? Quem criou o nada? Deus criou o nada antes de criar o mundo?


Essas perguntas são feitas durante as aulas, diversas vezes. E talvez nunca encontraremos as respostas certas. Onde estão as respostas para as perguntas que movem o mundo. Talvez a vida só fizesse sentido se tivéssemos estas respostas. Mas se tivéssemos as respostas será que haveria sentido viver?
Após a aula sobre átomo e matéria ter gerado muitas dúvidas e discussões, cheguei em casa e fui procurar nesse planeta virtual algumas possíveis respostas para as perguntas que talvez para mim tenha uma explicação cabível, mas não necessária para um aluno de ensino fundamental que está desenvolvendo sua opinião própria e descobrindo o mundo em que vive. Procurei em diversos sites a seguinte resposta: quem criou Deus? Não encontrei nenhum texto que me desse uma explicação plausível. Mas também o que eu estou tentando achar é algo que não tem explicação. Se durante 26 anos não consegui entender de onde viemos e mesmo após ter concluído um curso em que estudei apenas todas as formas de vida: BIOLOGIA. Era ouviu que em sites da internet não encontraria. Procurei em alguns livros que tenho em minha estante sobre espiritismo, e foi lá que achei a resposta mais sensata: A explicação para a origem de Deus é algo que nossas mentes não estão prontas para desvendar/descobrir.
Talvez tenhamos que desencarnar para saber realmente da onde viemos e para onde vamos e descobrir a existência de Deus e como ele se originou. Em um livro chamado “Violetas na Janela”, psicografado pela médium Vera Lúcia Marinzeck de Carvalho, do espírito Patrícia, a mesma descreve que no plano espiritual há um filme sobre a formação da Terra, nesse filme os espíritos desencarnados podem olhar como tudo se formou, dando origem ao universo.
Como havia dito, procurei em diversos lugares e não encontrei as respostas para as dúvidas. Talvez a resposta seja mesmo a de que não estamos preparados para desvendar certas coisas sobre nossa origem. Ou talvez posicionar-se como um agnóstico (alguém que acredita que a questão da existência ou não de um poder superior - Deus - não foi nem nunca será resolvida) seja o meio de fugir das perguntas e também das respostas que fazem a vida humana tão intrigante e desafiadora.


Alguns trechos de blogues e sites sobre o tema proposto:

“Com o passar dos anos, tem sido acumulado uma quantidade crescente de dados científicos que nega suposições ateístas sobre como a matéria e o Cosmo vieram à existência e como chegaram à condição presente.”
http://www.forumespirita.net/fe/existencia-de-deus/quem-criou-deus/




“Creio num Deus que criou e mantém o Universo, pois algo tão perfeito
como a espécie humana e todo o Universo não faz sentido ter surgido por
acaso.”

“Se, levarmos em conta que Deus simplesmente existe, porque o Universo, do modo como ele é, também não pode ter simplesmente existido? E nós seres humanos, simplesmente nos tornado o que somos evoluindo, do acaso mesmo, de um primata até o homem atual?”

“A realidade é que a falha dos argumentos cristãos a cada dia me leva a crer que, sim, a Teoria da Evolução de Darwin, ainda é muito mais aceitável que engolir que eu fui criado por uma lenda, comumente chamada de Deus”

http://www.ataliba.eti.br/node/1416

4 comentários:

  1. Legal entrar neste tema em aula. Eu, particulamente, nunca tentei porque a apostila é muito lotada e o tempo é, muitas vezes, curto . Você usa um tempo específico para tratar detes assuntos ligados à religião, ou vai conforme as indagações do alunado? Valeu.

    ResponderExcluir
  2. Eu deixo a aula bem livre para esclarecer as dúvidas dos alunos. Gosto quando surgem assuntos polêmicos, assim estou formando alunos questionadores. E é durante o período de ciências que eles tem a oportunidade de esclarecer estas questões. A melhor aula é aquela que sai totalmente do plano de aula proposto.

    ResponderExcluir
  3. Deus é o amigo imaginário dos Adultos...
    só isso, como os adultos já são adultos eles tem dificuldade em compreender isso, pois acham que já sabem de tudo, para uma criança é fácil compreender que papai noel não existe quando cresce, mas se já crescemos e não compreendemos essas coisas, quem nos persuadirá???

    ResponderExcluir