sábado, 3 de abril de 2010

Qual a sua cor?

Não pensei que poderia existir pessoas com a cor verde, azul, cinza, etc. Mas existe!!! Leiam o texto a seguir que cito de um site.



Sabe-se que os símios, ancestrais dos humanos, tinham pele de cor escura. A coloração mais clara, ou branca, surgiu após a saída da África, quando os povos primitivos decidiram explorar o mundo. Desde então, a diversidade humana só aumentou. Aumentou também a percepção do que é normal e do que é estranho, produzindo o senso de igualdade e diferença entre os povos. É claro que a relação de convivência entre as pessoas vão além da cor da pele, mas esse é um fator de relevância desde os primórdios da humanidade.
Os sociólogos e psicólogos são mais capacitados para citar os mecanismos do preconceito de cor. No entanto, a biologia e a genética explicam o motivo de indivíduos serem negros, brancos, amarelos, azuis, cinzas, verdes, e seus gradientes.
1)Os negros: com genes dominantes para produção de melanina.
2)Os brancos: com genes recessivos, produzem uma quantidade menor de melanina. O que aconteceu (basicamente) foi: "negros --mutação--> brancos".
*Esses são os fenótipos mais comuns entre os seres humanos, e seus gradientes variam, definindo pessoas como mais negras, ou mais brancas, pardos, mulatos, e etc.

ENTRETANTO, existem pessoas que não se enquadram nesse padrão mais comum, ou "normal". São pessoas que certamente são notadas nas ruas ou em qualquer lugar que são vistas, talvez exista quem nunca viu alguém desse grupo, e isso se dá porque esse é um grupo raro e seleto. A coloração desses homens e mulheres é ocasionada, geralmente, por uma patologia.
a) Albino: é o mais comum dos incomuns (!!!). É um indivíduo que possui uma mutação genética que impossibilita o organismo de produzir qualquer melanina.
b) Amarelo/verde: Vários indivíduos que são amarelos, e até um pouco esverdeados, são ictéricos. A icterícia pode ter vários motivos, dentre eles pode-se citar a anemia hemolítica (talassemia, anemia falciforme, etc) e problemas hepáticos (hepatite, cirrose, etc). É ocasionada pela alta concentração de bilirrubina no sangue, substância de cor amarelada.
c) Azul: ocasionado por um processo chamado de cianose, quando a hemoglobina não se liga ao oxigênio. Desta forma, o sangue que é normalmente vermelho (hemoglobina ligada ao oxigênio) passa a ser azulado. É um processo que, de modo geral, não dura muito tempo.
d) Cinza: causada por uma alteração chamada de argiria, doença que produz coloração acinzetada permanente. Acontece por acumulo de sais de prata nos tecidos.
O mundo não é apenas preto e branco.

Fonte: http://universofx.blogspot.com

Um comentário:

  1. Que bom que você gostou do post "Qual sua cor?". O exemplo que dei sobre pessoas verdes e/ou amarelas foi baseado em mim. Pois é, em ALGUNS casos de talassemia e doença hepática concomitantemente o que ocorre é a alta (ou altísima) concentração de bilirrubina e biliverdina, pigmentos formados no fígado de cor amarela e verde, respectivamente. Isso é muito raro, mas acontece comigo, espero que por pouco tempo, pois faço tratamento para tudo isso. Valeu!

    ResponderExcluir