sexta-feira, 10 de junho de 2011

Sema e Seduc visitam escolas estaduais para acompanhar atividades ambientais


Nesta quinta-feira (9), uma equipe da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e da Assessoria de Educação Ambiental da Secretaria Estadual da Educação (Seduc) visitou escolas públicas estaduais para acompanhar as atividades relacionadas a Semana do Meio Ambiente. Dentre as atividades destacam-se palestras, oficinas, gincanas e também a confecção da colcha do Meio Ambiente, que está sendo produzida por diversas escolas e começará a ser costurada no domingo, no Brique da Redenção.

Na Escola Estadual Baltazar de Oliveira Garcia os alunos se engajaram ao processo. Segundo a professora de ciências Rochelle Sabierajski, a partir da ideia da colcha surgiram mais propostas de atividades na escola. "Estamos realizando também um debate sobre o meio ambiente. Foi super interessante e a proposta foi muito bem aceita pelos alunos, que estudaram o assunto e se empenharam para participar ativamente do debate", disse ela. A aluna da 7° série, Victória Firmono, disse que se interessou tanto que buscou informações para fazer uma reportagem e apresentar para a turma. "Busquei muitas informações sobre o meio ambiente e me interessei pelo desastre no Rio dos Sinos e construi uma matéria para apresentar para os meus colegas", informou a estudante de apenas 14 anos. Outro interessado foi Gabriel Rodrigues, de 13 anos, que disse se preocupar bastante com a questão da poluição. "Eu estudo as causas da poluição para tentar evitar que fique pior". As alunas Marina Silveira e Jaqueline Oliveira, também da 7° série, estavam empolgadas customizando um pedaço da colcha. "Estamos utilizando muitas flores e folhas, feitas com material reciclável para construir a colcha", declararam.

Já na Escola Estadual Dom João Becker, os alunos se juntaram para a realização de paródias ambientais, coordenados pela professora de biologia Lucy Linhares. A atividade faz parte do Projeto Becker Ambiental, que já tem três anos e é totalmente voltado para a preservação do meio ambiente. "Os alunos adoram essas atividades e é interessante porque eles aprendem na escola e levam para a casa, ensinando seus familiares", explicou Lucy. Além das paródias, produzidas pelos alunos do 1° ano do ensino médio, cartazes feitos pelas turmas do 2° ano foram espalhados pela escola. "Eu adorei a atividade porque a turma toda se juntou e pensamos em pontos importantes para cuidar do nosso planeta", informou a aluna Franciele Franco, de 15 anos.

Outra escola que participa ativamente é a Escola Especial Recanto da Alegria, que atende alunos portadores de deficiências mentais. Nessa escola, os alunos construíram um pedaço da colcha, também utilizando material sustentável. "Eles montaram uma árvore, sendo o tronco feito de filtro de café usado e para as folhas cada um pintou sua mão de verde e carimbou no pano", explicou a professora Tânia Tonial, que junto com a professora Luciane Guedes controlam os projetos ambientais da escola. Além da colcha, a escola está proporcionando aos alunos a participação em oficinas e palestras sobre o reaproveitamento de alimentos, poluição e sustentabilidade. "Eles adoram as atividades e querem cada vez mais entender como preservar o meio ambiente", concluiu a professora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário