Esfriamento global (Brasil) ou arrefecimento global (Portugal) geralmente pode se referir a um esfriamento da Terra; mas refere-se especificamente, a uma teoria sobre um esfriamento total da superfície e atmosfera da Terra podendo desencadear numa nova era glacial.
Esta teoria ganhou fama devido às intensas discussões sobre o aquecimento global divulgado no meio científico, e de fato verifica-se assim, que ao longo dos séculos há ciclos temporários de queda de temperatura precedidas por períodos de aquecimento, e isto deve-se a prolongada atividade solar. Esta teoria contraria a opinião da maioria das organizações de defesa do meio-ambiente, e boa parte da comunidade científica, mas mesmo entre esta há quem a defenda e ainda afirma que a atual atividade industrial não influencia de forma determinante no clima do planeta, que ao longo dos séculos passou por períodos de aquecimento e esfriamento, colocando assim o efeito estufa como um fator secundário e não determinante para o aquecimento global.
[editar] Eventos Históricos
Entre 1645 e 1715 (período conhecido pelo nome de Pequena Idade do Gelo) houve um esfriamento que afetou Europa, América do Norte e Groenlândia, e que coincidiu com uma diminuição da atividade solar, período no qual rios europeus como o Tâmisa e o Sena congelaram.
Então segundo esta hipótese a população não estaria em condições de influenciar no aquecimento global da Terra, que, após um período de aquecimento, sempre experimenta outro de esfriamento. No entanto um aumento de atividades vulcânicas neste período, também podem ser responsáveis pelo resfriamento através do efeito do Escurecimento global.
Desde finais da década de 40 e até 1970, houve decréscimo da radiação solar e há evidências de que o mundo estava esfriando. Desde 1970 até a metade da década de 1990 a incidência da radiação solar aumentou e constatou-se que a temperatura terrestre também aumentou neste período. Porém no mesmo período houve uma grande produção da poluição de partículas de aerossóis que também provocam o efeito do Escurecimento global que também explicariam o esfriamento.
[editar] Previsões
Alguns cientistas defensores desta teoria prevêem que entre os anos de 2012 a 2015, a temperatura global da Terra começará uma lenta redução, que alcançará os níveis mínimos entre 2055 e 2060. Esse período de esfriamento durará pelo menos 50 anos e que, até o século XXII, a Terra começará novamente outra fase de aquecimento global.
[editar] Notas
* Como já notado por alguns cientistas, o clima pode surpreender com novidades, um exemplo pode ocorrer com a atividade solar, segundo previsões ele está ampliando ainda mais sua atividade podendo provocar um aquecimento ainda maior ao que é observado no momento, a questão é nunca colocar hipótese como se fosse "verdade".
* Outro ponto é que os mares com a enorme complexidade das correntes que podem ser controladas quer pela Lua, Sol, pela variação do sal contido em determinada área e em até certo ponto por um grande deslocamento de seres vivos (como no caso do Kril). Tudo isso torna muito difícil sabermos o que ocorrerá com determinada região. Mas os computadores estão cada vez mais processando uma quantidade maior de dados em velocidade cada vez mais rápidas ,tornado assim as previsões mais precisas.Um exemplo disto ocorreu no litoral sul do Brasil com o chamado furacão Catarina que foi previsto pelo supercomputador japonês chamado Simulador Terrestre
Nenhum comentário:
Postar um comentário