quinta-feira, 19 de agosto de 2010

7° série - Sistema Urinário/Excretor



Designa-se como sistema excretor qualquer conjunto de órgãos que, num organismo, é responsável pela manutenção do meio interno, regulação do teor de água e sais minerais e eliminação de resíduos nitrogenados formados durante o metabolismo celular. No ser humano podemos considerar como sistemas excretores o sistema urinário (onde é produzida a urina) e a pele (que produz suor através das glândulas sudoríparas). O sistema respiratório, ao eliminar dióxido de carbono, que é um dos principais resíduos da respiração celular, é por vezes, também incluído neste grupo por alguns autores (ainda que, na verdade, não seja responsável pela produção de uma "excreção" no sentido próprio da palavra). Eliminar as substâncias que estão em excesso, para manter o equilíbrio, chamado de equilíbrio dinâmico, que é fundamental para o bom funcionamento da célula com o meio. Homeostase.

Função

Eliminar as substâncias que estão em excesso, para manter o equilíbrio, chamado de equilíbrio dinâmico, que é fundamental para o bom funcionamento da célula com o meio. Homeostase.

Componentes do sistema urinário humano
Partes da bexiga urinária.

* Néfron - Unidade funcional dos rins;

- Etapas da atividade renal em cada néfron:

* O filtrado glomerular passa para o túbulo contorcido proximal, ocorrendo transporte activo de sódio de volta para o sangue. Processo este estimulado pelo hormônio chamado aldosterona (das supra-renais).
* Na alça de Henle, há reabsorção de água, e a urina primária torna-se mais concentrada. Este é o local de maior reabsorção de água.
* No túbulo contorcido distal volta a acontecer o transporte activo, com reabsorção de glicose e aminoácidos. Mas neste local também há reabsorção passiva de água, estimulada pelo ADH (hormônio antidiurético).
* O líquido que chega nos tubos colectores já não contém mais aminoácidos, glicose ou vitaminas, o seu teor de água é relativamente pequeno, e ele já pode ser considerado urina.

- Substâncias reabsorvidas: água, glicose, eletrólitos, aminoácidos, vitaminas; - Substâncias excretadas: água, ureia, ácido úrico, amônia, creatinina, Resíduos metabólicos; Controle Hormonal da Diurese: ADH - Hormônio Anti-Diurético; - Produção na Hipófise (glândula do cérebro que produz e armazena hormônios); - Actua no néfron aumentando a reabsorção, e portanto diminuindo a diurese.

Obs: O álcool inibe a produção de ADH, aumentando assim a diurese.

Diabetes insípida : - Diminui a produção do ADH; - Poliúrica; - Desidratação intensa; - Sede excessiva;

Excreção nos animais:

- Difusão Direta: Invertebrados inferiores, com exceção dos platelmintos que possuem célula-flama, especializada na excreção. Os anelídeos possuem nefrídias e os insetos fazem sua excreção através dos túbulos de Malpighi; - Rins: Todos os vertebrados fazem excreção através dos rins; - Pronefros: Próximos à cabeça, estão tubos em nefróstoma, presentes nos ciclóstomos; - Mesonefros: Região média do corpo, tubos com nefróstoma e glomérulos. Como nos peixes e anfíbios; - Metanefros: Região posterior do corpo, apenas com glomérulos. Répteis, aves e mamíferos.


Principais Catabólitos

- Amônia: Excretada por animais aquáticos, muito solúvel em água e muito tóxica, por isso deve ser diluída em alto volume de água. Chamados de amoniotélicos.

- Uréia: Excretada por animais terrestres não ovíparos (anfíbios e mamíferos), menos tóxica que a amônia. O que representa uma economia hídrica. Chamados de ureotélicos.

- Ácido úrico: O menos tóxico dos três, e também o menos solúvel em água. Excretado por insetos e vertebrados ovíparos terrestres (maioria dos répteis e aves). Chamados de uricotélicos.

6 comentários:

  1. só falto a coclução rs...mais ta mto bom

    ResponderExcluir
  2. amei peguei o meu trabalho todo dai :D:D

    ResponderExcluir
  3. Oii rochelle eu tenho nove anos meu nome é nicole eu pequei suas fucuras pra fazer um trabalho de ciencias eu fazo o 5º ano ai eu não achei muitas ficuras ai eu peguei do sei dasuihduiashduiashdias

    ResponderExcluir
  4. Nossa meu trabalho esta muuuito bom e olha que eu ainda não terminei, hudasihdsiuhiduha, vc tem que ver udiashdiusahduas

    Beijoo continui assim fazendo pessoas pegar criatividades daqui udsiahdiusahduiahdias

    ResponderExcluir
  5. Nossa , adorei oque você postou , usei ela para resumir e estudar para minha prova de biologia , caiu sobre o sistema urinario , tirei uma boa nota ...

    Obrigado , continue assim !

    ResponderExcluir
  6. pow val ai eu tenho porva e me ajudou bastande...

    ResponderExcluir