terça-feira, 24 de agosto de 2010

TURMA 75 - Degradação ambiental X Preservação ambiental

Plano de Aula
Projeto interdisciplinar: O lugar onde eu vivo.
Escola Estadual de Ensino Médio Baltazar de Oliveira Garcia
Professora Rochelle - Disciplina Ciências


Tema: Preservação e patrimônio do Jardim Leopoldina e escola Baltazar de Oliveira Garcia.

Objetivo: Desencadear a mobilização sobre a importância da educação ambiental e patrimonial para valorização do espaço público que é a escola.

Justificativa: Por se tornar um bairro de periferia, o bairro Leopoldina representou uma ocupação de camadas populares. Estas populações cresceram em torno de espaços verdes e coletivos que são muito pouco valorizados pela população sendo alvo de vandalismo e depredação. Cabe a escola levantar os problemas e encontrar alternativas de valorização junto á comunidade. O estudo da história local representanta a formação de uma identidade, onde o que e é conhecido e valorizado é preservado.

Habilidades:
● Identificar os locais do bairro Leopoldina e da Escola Baltazar de Oliveira Garcia que apresentam e mantêm um patrimônio natural conservado.
● Analisar a ocorrência e as formas de degradação do patrimônio natural e ambiental na Escola.
● Reconhecer a ação do homem em relação as alterações na fauna e flora natural, com eventual perda de biodiversidade.
● Identificar as formas com que a escola vem sofrendo alteração em seu ecossistema.
● Procurar focos de poluição no entorno da escola, como lixo, esgoto, pichações, etc.
● Identificar a presença de espécies de flora e fauna na escola e em seu entorno, propondo os métodos mais adequados para a sua preservação.
● Propor formas de atuação para a conservação do meio ambiente e desenvolvimento sustentável.
● Reconhecer tecnologias desen¬volvidas a partir de conhecimen¬tos da Biologia e utilizadas pela humanidade, identificando conseqüências positivas e negativas de suas aplicações.
● Reconhecer que a humanida¬de é parte da natureza e entender essa relação de interdependência e evolução no tempo histórico e geológico, a partir do desenvolvi¬mento gerado pela Biologia.

Competências:
● Compreender o desen¬volvimento da sociedade como processo de ocupa¬ção de espaços físicos e das relações da vida hu¬mana com a paisagem, em seus desdobramentos políticos, culturais, econô¬micos e humanos.
● Identificar e compreender a influência do Homem na natureza e no contexto da escola/ localidade, encontrando para tornar as interações no ambiente favoráveis para o convívio social.




Metodologia:
● Saída de campo dentro da escola e em seu entorno.
● Pesquisa em livros didáticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário