quinta-feira, 26 de agosto de 2010

7° série - Sistema muscular


O sistema muscular dos animais é o conjunto de órgãos (músculos) que lhes permite moverem-se, tanto externa, como internamente.

O sistema muscular dos vertebrados é formado por três tipos de músculo: cardíaco, estriado e liso. Os músculos estriados são controlados pela vontade do homem, e por serem ligados aos ossos permitem a movimentação do corpo. Os músculos lisos são involuntários e trabalham para movimentar os órgãos internos (exemplo: movimentos do esôfago). O músculo cardíaco é um músculo estriado, que move o coração; no entanto, possui como característica não estar sob qualquer controle voluntário, sendo por isso colocado a parte.

O movimento dos músculos é controlado pelo sistema nervoso. Existem mais de 650 músculos no corpo humano.

O sistema nervoso recebe as informações do corpo e reage de acordo com elas. Facilmente se percebe que qualquer problema ou alteração existente no corpo afeta o sistema nervoso.

Da mesma forma se queremos um corpo saudável temos de ter um sistema nervoso saudável. E para que o nosso sistema nervoso seja saudável, há que ter um sistema craniossacral saudável e em bom funcionamento.

Desta forma quando o sistema craniossacral funciona bem, também o sistema nervoso funciona melhor e dessa forma todo o nosso sistema muscular funciona melhor.

5 comentários:

  1. As palpebras. é voluntário ou involuntário?

    ResponderExcluir
  2. involuntaria? como que você fecha os olhos voluntariamente então?

    ela é voluntaria (fechar os olhos) e involuntaria (piscar automaticamente)

    o.O

    ResponderExcluir
  3. mas, fala ai sera que vc consegue ficar sem piscar? entao vc nao tem controle sobre ela...

    ResponderExcluir
  4. muito obrigado professora rochelle passei na recuperaçao com suas explicaçoes....... acompanhei todas

    ResponderExcluir