sexta-feira, 28 de maio de 2010

DST's

DST’s

O que é: Doença sexualmente transmissível (ou DST) ou Infecção sexualmente transmissível (ou IST) é a designação pela qual é conhecida uma categoria de patologias antigamente conhecidas como doenças venéreas. São doenças infecciosas que se transmitem essencialmente (porém não de forma exclusiva) pelo contato sexual.
Tipos: Vários tipos de agentes infecciosos (vírus, fungos, bactérias e parasitas) estão envolvidos na contaminação por DST, gerando diferentes manifestações, como feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas.


AIDS
O que é: Síndrome da imunodeficiência adquirida (SIDA) é o conjunto de sintomas e infecções em seres humanos resultantes do dano específico do sistema imunológico ocasionado pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV). O HIV ataca os Linfócito (glóbulo branco presente no sangue), fundamentais para as defesas do organismo. Quando o número destes linfócitos diminui ocorre o colapso do sistema imune e abre caminho para as doenças oportunistas e tumores que podem matar o doente.
Transmissão: Secreções genitais, sangue e leite materno.
Diagnóstico: O diagnóstico da infecção pelo HIV é normalmente realizado por sorologia.
Tratamento: Os medicamentos actuais tentam diminuir a carga de vírus, evitando a baixa do número de linfócitos, o que aumenta a longevidade do paciente e a sua qualidade de vida. Quanto mais cedo o paciente começar a ser tratado com medicamentos maior a chance de evitar o desenvolvimento das doenças oportunistas. Exemplo: AZT.
Prevenção: O mais importante para prevenir esta doença é fazer campanhas de informação e sensibilização. A prevenção é feita utilizando preservativos nas relações sexuais. Não compartilhar seringas injetáveis, procurando ajuda médica para o tratamento da toxicodependência.


HPV
O que é: O vírus do papiloma humano (HPV) é um vírus que infecta os as células da pele ou mucosas, e possui mais de 200 variações diferentes. A maioria está associada a lesões benignas, tais como verrugas, mas certos tipos são frequentemente encontrados em determinadas neoplasias como o cancro do colo do útero.
Transmissão: A principal forma de transmissão do HPV é por via sexual.
Diagnóstico: O diagnóstico pode ser feito através da história clínica, exame físico e exames complementares, Papanicolau, biopsia, colposcopia e peniscopia.
Tratamento: Aplicação sobre a lesão promovendo a dissolução da queratina e/ou morte das células que constituem a lesão. Utilização de substâncias que estimulam o sistema imunitário no combate à infecção. Remoção das lesões através de diversos processos, como por exemplo excisão com bisturi, cirurgia de alta frequência, laserterapia, etc.
Prevenção: Utilização de preservativos nas relações sexuais.


SÍFILIS
O que é: é uma doença infecciosa causada por uma espiroqueta (tipo de bactéria) chamada Treponema pallidum, caracterizada por lesões da pele e mucosas. Pode causar sérios danos ao sistema nervoso central (SNC) e ao coração. A sífilis sem tratamento pode ser fatal.
Transmissão: Contato sexual e pode ser transmitida da mãe para o feto.
Diagnóstico: Teste sorológico.
Tratamento: Utilizição de antibiótico.
Prevenção: Utilização de preservativos nas relações sexuais.




GONORRÉIA
O que é: é uma doença sexualmente transmissível, causada pela bactéria Neisseria gonorrheae, ou gonococo. O gonococo infecta principalmente as células da uretra, poupando geralmente a vagina e útero.
Transmissão: Contato sexual.
Diagnóstico: O diagnóstico é basicamente clínico, não havendo necessidade de exames laboratoriais específicos.
Tratamento: Além de medidas de higiene, e o uso de protecção (preservativo/camisinha) compreende o uso de antibióticos e quimioterápicos.
Prevenção: Utilização de preservativos nas relações sexuais.


HERPES
O que é: é uma doença viral recorrente, geralmente benigna, causada pelo vírus Herpes simplex, que afeta principalmente a mucosa da boca ou região genital, mas pode causar graves complicações neurológicas. Após infecção da mucosa, o vírus multiplica-se produzindo manchas vermelhas inflamatórias e bolhas dolorosas. Elas desaparecem e reaparecem sem deixar quaisquer marcas ou cicatrizes.
Transmissão: Através do líquido presente nas bolhas.
Diagnóstico: Exame clínico.
Tratamento: É possível reduzir a transmissão evitando o contacto direto com outros ou com objetos usados por outros (copos, bocais de instrumentos de sopro) quando a herpes labial está ativa, e abstinência sexual quando a região afetada pela herpes genital não está com aparência saudável normal. Mesmo assim o risco de transmissão é reduzido mas não é inexistente.
Prevenção: Evitar o contato com a região afetada e a utilização de preservativos.




CLAMÍDIA
O que é: é uma doença sexualmente transmissível causada pela bactéria Chlamydia. Afeta os órgãos genitais masculinos ou femininos. Nas mulheres a bactéria inicialmente infecta o cérvix e a uretra. Mulheres que apresentam sintomas podem ter secreções vaginais anormais e sensação de queimação ao urinar. Homens com sintomas podem ter secreções no pênis ou sensação de queimação ao urinar. Homens também podem ter queimação e coceira ao redor da abertura do pênis. Ter múltiplas infecções de clamídia pode colocar a mulher sob alto risco de complicações reprodutivas, incluindo infertilidade.
Transmissão: Contato sexual.
Diagnóstico: Exame clínico.
Tratamento: Uso antibióticos.
Prevenção: Utilização de preservativos.
















CANCRO MOLE
O que é: é uma doença sexualmente transmissível, causada pela bactéria Haemophilus ducreyi. O cancro mole é uma doença infecciosa. O cancro mole ocorre normalmente na glande do pênis, escroto ou lados do pénis no homem, ou nos lábios maiores ou menores da vulva na mulher. É uma úlcera dolorosa, que sangra facilmente, ocorrendo na região genital. Apresenta um material amarelado-esverdeado purulento. Os gânglios linfáticos regionais ficam inchados e facilmente palpáveis. Nos estágios avançados não tratados podem irromper na pele drenando pus.
Transmissão: É transmitida exclusivamente pela relação sexual (vaginal, anal ou oral) desprotegido com pessoa contaminada. A sua existência aumenta a probabilidade de transmissão do HIV.
Diagnóstico: Amostras recolhidas directamente do cancro mole são analisadas após cultura em meio especial com o microscópio e técnicas de bioquímica.
Tratamento: Uso de antibióticos.
Prevenção: Uso de preservativos.

HEPATITE B
O que é: Infecção das células hepáticas pelo HBV (Hepatitis B Virus) que se exterioriza por um espectro de síndromes que vão desde a infecção inaparente e subclínica até a rapidamente progressiva e fatal. Os sintomas, quando presentes, são : falta de apetite, febre, náuseas, vômitos, astenia, diarréia, dores articulares, icterícia (amarelamento da pele e mucosas) entre os mais comuns.
Transmissão: Através da solução de continuidade da pele e mucosas. Relações sexuais. Materiais ou instrumentos contaminados: Seringas, agulhas, perfuração de orelha, tatuagens, procedimentos odontológicos ou cirúrgicos, procedimentos de manicure ou pedicure etc. Transfusão de sangue e derivados. Transmissão vertical : da mãe portadora para o recém-nascido, durante o parto (parto normal ou cesariana). O portador crônico pode ser infectante pelo resto da vida.
Diagnóstico: É feito através de exames realizados no sangue do paciente.
Tratamento: Não há medicamento para combater diretamente o agente da doença, tratam-se apenas os sintomas e as complicações.
Prevenção: Vacina, uso de preservativo e cuidados com a manipulação do sangue.


GRAVIDEZ E DST’S

A gravidez não confere à mulher e seu bebê nenhuma proteção especial em relação às doenças sexualmente transmissíveis, podendo ela infectar-se pelas mesmas doenças que acometem as mulheres não grávidas. Na gravidez, ao contrário, a mulher fica até mais suscetível à infecções pois, nesta condição, ocorre fisiologicamente (naturalmente) uma diminuição nos mecanismos de defesa do seu organismo.
Possíveis consequências para a mulher: parto prematuro, ruptura prematura da placenta, doença inflamatória pélvica (DIP), hepatite crônica, câncer do colo do útero, infertilidade etc.
Possíveis consequências para o bebê: A mulher grávida pode transmitir para o seu filho (transmissão vertical) várias doenças adquiridas sexualmente. Essa transmissão pode ocorrer antes, durante ou depois do nascimento. As consequências para o bebê podem ser graves: conjuntivite, pneumonia, sepsis neonatal, cegueira, surdez, meningite, hepatite, baixo peso ao nascer, morte (natimorto) etc.
Pré-Natal: Alguns destes problemas podem ser evitados se a mãe faz acompanhamento pré-natal de rotina, o qual deve incluir exames para detecção de DSTs. Exames que devem ser feitos rotineiramente no início do pré-natal: sífilis, HIV, Hepatite, além de exames para detecção da gonorréia, clamídia, trichomonas etc
Tratamento: Doenças como a gonorréia, sífilis, tricomoníase, clamídia, assim como as vaginoses bacterianas, podem ser tratadas e curadas com antibióticos durante a gravidez.
Prevenção: A maneira mais segura parar evitar o contágio de doenças sexualmente transmissíveis é o de ter uma relação duradoura respeitando o parceiro e o uso de camisinhas.

SEXO SEGURO

Sexo seguro é o sexo sem o risco de ser contaminado ou contaminar o(a) seu(sua) parceiro(a) com doenças sexualmente transmissíveis. Esta segurança só pode ser atingida através do sexo monogâmico com parceiro(a) sabida e comprovadamente sadio(a) ou quando o sexo é realizado sem o contato ou troca de fluidos corpóreos como esperma, secreção vaginal e sangue.
A segurança é obtida através do uso da camisinha. É necessário observar que o uso da camisinha, apesar de proporcionar excelente proteção, não proporciona proteção absoluta (ruptura, perfuração, deslizamento, colocação inadequada etc).
É importante informar também que a proteção proporcionada pelo uso da camisinha é relativo nas doenças em que não ocorrem secreções genitais: Herpes, HPV, Sífilis, Cancro Mole, Pediculose do Pubis etc, uma vez que o agente transmissor pode estar localizado fora da área protegida pelo preservativo.
Além da proteção contra as DST os preservativos constituem um método anticoncepcional seguro, quando usados adequadamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário