domingo, 4 de julho de 2010

8° série - Reações Químicas

Uma reação química é uma transformação da matéria na qual ocorrem mudanças qualitativas na composição química de uma ou mais substâncias reagentes, resultando em um ou mais produtos. Envolve mudanças relacionadas à mudança nas conectividades entre os átomos ou íons, na geometria das moléculas das espécies reagentes ou ainda na interconversão entre dois tipos de isômeros. Resumidamente, pode-se afirmar que uma reacção química é uma transformação da matéria em que pelo menos uma ligação química é criada ou desfeita.

Um exemplo de uma reação quimica é que (ambos os regentes em solução aquosa):

NaCl + AgNO3 → NaNO3 + AgCl

Nesta reação química, ao passo que o NaNO3 permanece em solução, formou-se uma ligação entre a prata (Ag) e o cloro (Cl) o que resultou em um produto sólido de cloreto de prata (AgCl), pode-se então dizer que houve uma reação química.


Tipos de reações químicas

Tradicionalmente, as reações químicas podem ser classificadas de acordo com o número de reagentes e produtos em cada lado da equação química que representa a reação:

* reações de síntese, composição ou adição;A+b->AB
* reações de análise ou decomposição;AB->A+B
* reações de simples troca ou deslocamento e
* reações de dupla troca

Outra classificação categoriza as reações em dois tipos:

* reações de oxirredução ou reações redox
* as demais reações

Algumas reações de síntese, algumas de análise, todas de simples troca e nenhuma de dupla troca são reações de oxirredução

Um tipo de reação que não encontra paralelo nas classificações acima é a chamada reação de isomerização.

Ainda existem uma série de reações que são estudadas em Química Orgânica, ou seja, sub-classes de reações, tais como : Reações de Halogenação, Reações de Hidrogenação, Reações de Substituição Nucleofílica etc.

Um comentário:

  1. pode ate estar certo mais so q tem coisas ai que nnos so vamos aprende no segundo grau que seria o ensino medio e tambem voce poderia trocar o seu jeito de falar porque pode fica dificil pra alguns entender mais de resto foi otimo ´parabens

    ResponderExcluir